Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Acidente de Avião: Morre Teori Zavascki, ministro do STF e relator da Lava Jato

há 7 anos

O Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.

Acidente de Avio Morre Teori Zavascki ministro do STF e relator da Lava Jato

O filho do ministro, também publicou a seguinte mensagem no Facebook: "Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre".

Acidente de Avio Morre Teori Zavascki ministro do STF e relator da Lava Jato

No meio da tarde desta quinta, chegou ao STF a informação de que o nome do ministro estava na lista de passageiros da aeronave que caiu no litoral fluminente. A lista foi entregue para a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e também para o presidente da República, Michel Temer.

A Infraero informou que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, na capital paulista. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

A Anac informou que a documentação da aeronave estava em dia, com o certificado válido até abril de 2022 e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.

O dono e operador da aeronave é o Hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac), que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac.

Viúvo desde 2013, Teori deixa três filhos. Ele se tornou ministro do STF em 2012 por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.

Natural de Faxinal dos Guedes (SC), Teori também foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990.

Ele ingressou na carreira jurídica em 1971, em Porto Alegre, como advogado concursado do Banco Central, onde atuou por sete anos. No anos 80, o magistrado se transferiu para a superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil.

A queda do avião

Segundo o aeroporto de Paraty, o avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 quilômetros de distância da cabeceira da pista. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), quatro pessoas estavam a bordo.

Por volta de 14h50, a Polícia Militar disponibilizou uma lancha para auxiliar as buscas. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros também trabalhavam no resgate.

Na tarde desta quinta, a Infraero informou ao G1 que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo (SP), com destino a Paraty. A aeronave é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

O dono e operador da aeronave é o hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agencia Nacional de Aviacao Civil que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac.

Fonte: Seu Jurídico

PERGUNTA: Você acredita em alguma conspiração, na queda deste avião?

  • Sobre o autorAdvogado, Palestrante, Professor, Produtor de conteúdo jurídico.
  • Publicações184
  • Seguidores912
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações658
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acidente-de-aviao-morre-teori-zavascki-ministro-do-stf-e-relator-da-lava-jato/419867105

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

As condições climáticas de Paraty na hora do acidente tendem a desfavorecer as teorias da conspiração. Entretanto, elas não são de todo descartáveis, visto que o desastre ocorreu às vésperas da retomada pelo Ministro da provável homologação das delações dos executivos da Odebrecht.

Não há, de outro turno, perder de vista que Teori Zavascki acumulava muita informação sobre o envolvimento de políticos na Operação Lava-Jato. O acidente traz, portanto, como inevitável consequência o adiamento da homologação das delações premiadas e de seu conhecimento pleno pela opinião pública. Isto, decerto, é mais um fator a militar em prol da prescrição de vários delitos.

Da morte do Ministro resulta, então, a macabra conclusão de que políticos com foro privilegiado e com interesse no retardo das revelações advindas dos executivos da empreiteira se sintam, no momento, respirando aliviados com a tragédia. continuar lendo

Se fosse possível escolher, com certeza, a morte deveria ter levado outro ministro. Aquele cujas "decisões" têm agradado muito ...

Mas segundo o adágio popular, vaso ruim é difícil de quebrar. Infelizmente! continuar lendo

Não. Foi uma fatalidade. Hoje o Rio de Janeiro apresentou uma nebulosidade muito densa, própria de chuva intensa. Apesar de não ser minha área a meteorologia, acredito que devem ter entrado numa nuvem dessas. continuar lendo

Os golpistas não têm limites. Ninguém está a salvo. continuar lendo

Pelo mau tempo apresentado no momento da queda e tão próximo da cabeceira da pista do aeroporto - 2 km- penso mesmo em uma TRISTE E LAMENTÁVEL fatalidade.
Vamos ver agora a CAIXA PRETA. Qual orientação teve o piloto?
É fácil dar sugestões após o acidente, mas vai aí.p por que não voltou já que estava com pouca visão?
É nessa hora que deverá ter combustível suficiente para um retorno de emergência em uma boa distância. pois tudo pode acontecer.
Carlos Alberto- 21/01/2017. continuar lendo