Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Empresas poderão ser abertas em até 5 dias

É mais um passo para a transformação do Brasil em um país menos burocrático

há 8 anos

A burocracia no Brasil é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, que levam, em média, 129 dias para abrir uma empresa.

Felizmente, esse processo poderá ser reduzido para até 5 dias, com a utilização do sistema REDESIMPLES, que foi apresentado no Palácio do Planalto no dia 09/12/2015, pelo presidente do Sebrae.

A plataforma funciona por meio do Registro e Licenciamento de Empresas (RLE), sistema nacional informatizado e integrado de informações e processos.

Os empresários terão um sistema de entrada de dados único que permitirá abrir empresas, alterar cadastro, obter licenças de funcionamento e dar baixa de empresas. Isso tudo poderá ser feito online, caso o empreendedor possua um certificado digital.

Os negócios considerados de baixo risco (90% do total, atualmente), podem ser abertos em até 5 dias.

A ferramenta já está disponível para empreendedores do Distrito Federal no Portal Empresa Simples.

Veja o Funcionamento desse sistema:

Empresas podero ser abertas em at 5 dias

Fontes: Sebrae Minas e Registapegn

Em caso de dúvidas: mhgd.ufmg@gmail.com

Empresas podero ser abertas em at 5 dias

  • Sobre o autorAdvogado, Palestrante, Professor, Produtor de conteúdo jurídico.
  • Publicações184
  • Seguidores912
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações721
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-poderao-ser-abertas-em-ate-5-dias/267155416

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quero ver o incauto que se aventurar, fechar essa empresa, provavelmente nem em 100 anos. Pego nas teias das taxas, impostos, mudanças de regras, multas etc.... continuar lendo

Abrir em cinco falir em dois!!! Brasil, Brasil, Brasil... continuar lendo

Como entusiasta do empreendedorismo, sempre vou torcer para que as empresas prosperem! O Sebrae tem ótimas ferramentas para ajudar os empreendedores, vale a pena estudá-las! continuar lendo

Gostei muito! Certificado digital é o futurom continuar lendo

Infelizmente esse programa parece vir um pouco atrasado. A lei da REDESIM é de 2007 e só agora o governo federal começa a caminhar para a sua implementação com o RLE, no entanto, os Estados não esperaram tão pacientemente e já adotaram sistemas integradores próprios a exemplo do Regin.
São softwares mais avançados que o RLE e já estão sendo implantados há pelo menos 5 anos em média nos Estados. Será um desafio convencer o abandono dos investimentos feitos nestes programas para adotar o RLE. continuar lendo

Sem duvidar que possa ser utilizado, aqui em São Paulo, é difícil implantar algo para reduzir o prazo:
- a junta comercial exige reconhecimento de firmas caso a assinatura seja diferente da carteira de identidade (geralmente a carteira de identidade de uma pessoa tem mais de 10 anos)
- Alem do contrato social, há que se fazer o preenchimento on-line de todos os dados para a Junta e para a Receita federal.
- Na prefeitura do Município SP, é necessário agendar para entregar documentos e fazer a inscrição (que é toda preenchida on-line) e nem sempre há horário disponível no site da PMSP para o agendamento. Só a Prefeitura demora 10 (dez) dias úteis.
-
Resultado: fica na promessa. continuar lendo