Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Leilões eletrônicos: economize em passagens aéreas, imóveis, veículos e muito mais!

Saiba como fazer e quais os cuidados necessários

há 8 anos

Mapeamento de notícias por Marcílio Guedes Drummond.

As notícias de que bens apreendidos na Operação Lava-Jato e na casa do empresário Eike Batista irão a leilão nos próximos meses têm despertado a curiosidade da população para esse tipo de transação. Muita gente ignora, mas é possível participar de leilões via internet, o que vem popularizando essas operações no Brasil.

Os carros são o produto preferido pelos brasileiros nesses pregões. “Eles podem ser arrematados por 60% do preço da tabela”, diz Pedro Barreto, da Superbid, de São Paulo, especializada em leilões eletrônicos. Mas é possível adquirir diversos itens, como móveis, relógios, eletrônicos e até imóveis, por até metade do preço. Os interessados, entretanto, precisam tomar alguns cuidados e estar preparados para pagar à vista os itens arrematados (veja quadros). Quem toma as precauções necessárias é recompensado com descontos e boas pechinchas. O bolso agradece.

Ao gosto do freguês

Existem leilões online específicos para os mais variados tipos de bem. Entenda como cada um funciona, os riscos envolvidos e que precauções tomar para não sair no prejuízo

MÓVEIS, ELETRÔNICOS, JOIAS E OBRAS DE ARTE

Como funciona: Qualquer tipo de produto pode ser leiloado. Lojas que queiram renovar o mostruário, construtoras que usaram os eletrodomésticos para decorar apartamentos de visitação em showrooms e até produtos apreendidos pela polícia são negociados em casas de leilões.

Quem oferece: Empresas especializadas e a Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Riscos: Em geral, esses produtos não têm garantia. Por isso, se vierem a apresentar defeito, o prejuízo é do comprador. E lembre-se de que a retirada do bem adquirido é responsabilidade do arrematante, o que pode encarecer o valor final, dependendo de onde você morar.

Cuidados: Por lei, os itens devem estar disponíveis para visitação antes do leilão. Por isso, antes de participar do pregão, examine de perto o produto e investigue sua origem para evitar problemas.

PASSAGENS AÉREAS

Como funciona: Para garantir o preenchimento total da aeronave, a companhia aérea leiloa semanalmente as passagens com menor procura, a preços promocionais. Quem oferecer o lance mais próximo do valor máximo esperado pela empresa fica com a passagem. “Quase sempre é possível ficar com as passagens pelo preço mínimo pedido”, diz Ronaldo Milan, da Milan Express, site especializado em leilões de passagens pela internet.

Quem oferece: No Brasil, por enquanto, somente a Gol leiloa suas passagens, por meio da Milan Express: www.milanexpress.com.br/

Riscos: As passagens adquiridas via leilão não são reembolsáveis, não pontuam em programas de milhagem nem preveem a possibilidade de troca se necessário.

Cuidados: Só compre se tiver certeza de que vai viajar naquela data. Se não tem pressa, vale a pena ficar de olho nas promoções das companhias, que permitem adquirir reembolso e mudança de data.

LEILÃO DE IMÓVEIS

Como funciona: Leilão de imóveis perdidos pelos antigos donos por falta de pagamento.

Quem oferece: Bancos. Pesquise os imóveis disponíveis nos sites dessas instituições.

Riscos: Se o imóvel estiver ocupado, obter na Justiça a liberação do espaço é responsabilidade do comprador.

Cuidados: Verifique se o imóvel em leilão está vazio. No site da Caixa, dá para conferir essa informação ao pesquisar um imóvel. Com a matrícula dele, você também pode checar na prefeitura as dívidas de IPTU e, na administradora do condomínio, se há parcelas em atraso.

LEILÃO DE VEÍCULOS

Como funciona: Dividem-se em judiciais (quando o veículo é tomado do dono por dívidas ou multas ou apreendido pela polícia) e extrajudiciais (quando uma empresa renova a frota).

Quem oferece: Leiloeiros oficiais e os Detrans de alguns estados.

Riscos: Não há garantias do bom estado do veículo e algumas seguradoras dificultam a venda de apólices para esses carros e motos.

Cuidados: O arrematante não herda multas ou IPVA em atraso, mas é aconselhável que um mecânico inspecione o veículo antes do leilão.

Como fazer a compra - Saiba como se cadastrar e participar de uma venda pública pela internet

1. Verifique se a casa de leilões está cadastrada na junta comercial de seu estado. A informação também pode ser conferida no site dos tribunais de justiça estaduais.

2. Inscreva-se na ágina da casa de leilões. Ela vai verificar se seu nome está limpo, antecedentes criminais e avaliar se você está apto a participar dos leilões.

3. Com base nos informativos enviados pelo leiloeiro, escolha de quais pregoes quer participar.

4. Antes do leilão, o bem fica disponível para visitação durante alguns dias, exceto em casos especiais, como o de imóveis que estejam ocupados.

5. A maioria dos sites de leiloeiros tem simuladores para que você pratique o uso da ferramenta. Em geral, depois de clicar no lote que lhe interessa e dar um lance, dá-se um prazo de 3 minutos para o lance seguinte. O valor atualizado aparece ao lado no nickname do participante que deu maior lance.

6. Fique atento ao valor mínimo de incremento. Cada lance elevará o preço nesse valor.

7. O maior lance feito durante o leilão vence a disputa.

8. Um boleto, com 5%, é emitido pelo leiloeiro. Quem não paga é multado em até 15% do valor do bem. Fonte: Exame - Em caso de dúvidas: mhgd.ufmg@gmail.com

Para mais informações: Conheça nossa Fan Page

  • Sobre o autorAdvogado, Palestrante, Professor, Produtor de conteúdo jurídico.
  • Publicações184
  • Seguidores912
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações772
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/leiloes-eletronicos-economize-em-passagens-aereas-imoveis-veiculos-e-muito-mais/261703170

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Milan Express suspendeu seus serviços fazem meses. continuar lendo

Obrigado pelas informações. continuar lendo

Eu comprei um veículo renovação de frota da Ford, no site Milan Leilões.

O carro estava com menos de 8 mil km, porém cheio de defeitos mecânicos. Quase perdi o motor, fiquei com o carro quebrado em Embu das Artes em uma rua residencial, os moradores chamaram a polícia e tomei revista da polícia (com direito a arma apontada).

Fora que fui obrigado a efetuar a transferência com o despachante deles, que demorou mais de 30 dias para fazer, resultando em multa para eu pagar.

No final das contas ficou a preço de mercado, seguro com 80% da Fipe (ainda que consegui). Nunca mais caio nesta, no leilão você só tem obrigações, direitos, nada. continuar lendo